Afinal, o que é plafon? Saiba como usar essa iluminação em sua casa

Afinal, o que é plafon? Saiba como usar essa iluminação em sua casa

Publicado por Gabriela Pisani


mulher em ambiente claro

Quando falamos em iluminação, sempre surge a grande dúvida sobre qual tipo de luminária utilizar para fazer a diferença na decoração e deixar o ambiente confortável — visual e fisicamente. Um excelente modelo é o plafon, que se destaca pela sua versatilidade de funções, ajustando-se ao seu estilo de vida pessoal.

Mas, afinal, o que é plafon e como utilizá-lo na decoração? Neste artigo, separamos as principais informações para você sobre esse tipo de luminária. Confira!

O que é plafon?

O plafon, como comentamos, é uma luminária versátil no mercado. Acoplado ao teto, ele pode proporcionar uma iluminação direta e indireta. Justamente por isso, ele é um dos produtos mais buscados pelos arquitetos para a produção de um projeto luminotécnico, já que se adapta bem a qualquer decoração — desde a clássica até a escandinava e minimalista.

Além disso, essa luminária evita a visão direta à luz e, portanto, diminui as chances de ofuscar o seu olhar. Em outras palavras, você tem um conforto visual aprimorado ao investir no plafon, visto que as suas lâmpadas ficam protegidas.

Como ele pode ser utilizado?

No tópico anterior, explicamos que uma das principais vantagens do plafon é a sua versatilidade. Isso acontece porque ele apresenta diversos modelos, bem como pode ser aplicado em qualquer parte da casa.

E mais: ainda que a luminária seja de sobreposição, ela é capaz de realizar com diferentes tipos de iluminação, trabalhando com a incidência de luz da melhor forma para você e sua família. Mas, afinal, como isso acontece?

Abaixo, explicamos as diferentes formas de iluminação que o plafon pode trazer, para que escolha aquela que mais combina com o que você deseja.

Iluminação direta

A iluminação direta por meio do plafon refere-se à incidência de luz de forma democrática, espalhando os feixes a fim de deixar o ambiente completamente iluminado, tornando-o mais aconchegante e agradável.

Nesse sentido, esse tipo de iluminação é mais indicado para as cozinhas, corredores, escritórios, salas de jantar e de estudo, pois distribuem harmonicamente a luz ao mesmo tempo em que evitam o ofuscamento visual.

Iluminação indireta

Já a iluminação indireta apresenta uma diferença importante em relação à anterior: ela reflete a luz no teto para, então, distribuir ao cômodo. Isso quer dizer que ela também emite os feixes de maneira uniforme, mas cria um efeito diferente justamente por espalhá-los indiretamente.

É por isso que esse estilo de iluminação é excelente para ambientes como quartos, banheiros e varandas. Afinal, ela estimula o conforto visual e permite que o aconchego apareça — diferentemente da direta, que é perfeita para cômodos que demandam concentração.

Vale lembrar que, independentemente do tipo de iluminação escolhida, o ideal é que o plafon fique bem no centro do cômodo, para que ele desempenhe bem a sua função e consiga, então, iluminar com facilidade todo o ambiente.

Quais são os tipos de plafon?

Até agora, explicamos que os plafons são muito versáteis e combinam com a sua decoração. Isso acontece porque o seu objetivo principal é transformar a aparência crua da lâmpada, proporcionar uma iluminação de qualidade no cômodo e complementar a décor do teto.

Assim, você pode escolher o melhor modelo de acordo com o seu formato — quadrado, retangular, redondo e triangular — e pelo tipo de iluminação que ele proporciona, baseando-se tanto no seu estilo quanto no projeto luminotécnico previamente definido.

Lembre-se, também, de prestar atenção nos detalhes, escolhendo aquele modelo que realmente expresse a sua personalidade, proporcionando um ambiente feliz e confortável para o seu dia a dia.

Entender o que é plafon e como ele pode transformar a decoração da sua casa e qualidade de vida é fundamental para montar um lar confortável, aconchegante e agradável de viver. Lembre-se de escolher o modelo que mais se adéqua aos seus gostos e prestar atenção no tipo de iluminação que cada luminária apresenta.

E então, o que achou do nosso artigo? Aproveite para visitar o nosso site e conferir os produtos e serviços disponíveis!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados