Afinal, quando a iluminação colorida pode ser usada na decoração?

Afinal, quando a iluminação colorida pode ser usada na decoração?

Publicado por Gabriela Pisani


mesa de bolo e parede super coloridas

Vermelho, laranja, azul, verde... Você já parou para pensar nas possibilidades oferecidas pela iluminação colorida? Apesar de a luz branca e amarela ainda serem as mais utilizadas e tradicionais, hoje, o mercado já conta com alternativas que podem ser aplicadas diretamente na decoração.

Neste artigo, você conhecerá justamente o que é a iluminação colorida, as suas vantagens de uso e também algumas dicas de aplicação. Confira!

O que é iluminação colorida e quais as suas vantagens? 

A iluminação colorida nada mais é do que uma alternativa em termos de nuances às tradicionais lâmpadas de cores brancas e amarelas. A principal função dela é trazer mais modernidade no quesito iluminação para dentro dos espaços.

Entre as suas principais vantagens está a quebra da monotonia. Ou seja, o uso de cores na iluminação traz mais versatilidade ao espaço em que é inserida, tornando-a um dos principais componentes decorativos. Inclusive, pode deixar o lugar com um aspecto temático, o que é interessante dependendo do seu estilo. 

As lâmpadas de LED coloridas ainda contam com a vantagem do bom custo-benefício e flexibilidade. Sobre esse último aspecto é possível variar as cores e modelos de acordo com as possibilidades do mercado. 

Quando e onde usar esse tipo de iluminação?

A versatilidade é um diferencial da iluminação. Portanto, existem diferentes maneiras de usá-las, bem como os momentos certos para isso. 

Jardim 

Uma das principais aplicações da iluminação colorida é no jardim. Isso acontece especialmente naqueles ambientes com diversas plantas, pois as luzes coloridas ajudam a destacá-las. 

Inclusive, as lâmpadas de cor verde podem contribuir no crescimento de uma planta e ainda afastar insetos delas.

Piscina 

Outro espaço onde podem ser inseridas luzes coloridas é a piscina. O jogo de iluminação com diferentes nuances cria efeitos variados, especialmente quando instalado na parte subaquática.

Mas não é só essa área da piscina que pode receber iluminação especial. A escada, bem como a parte externa e até mesmo a cascata, se tiver, poderá receber esse tipo de iluminação. 

Quarto 

Algumas cores de iluminação ajudam a constituir a proposta do espaço. É o caso do quarto. O local tem a premissa de ser um ambiente de relaxamento. Basicamente, nele é utilizada a luz amarela. 

Mas é possível usar luzes coloridas, basta, para isso, aplicar o princípio da cromoterapia, que é uma terapia que estabelece um equilíbrio entre o corpo e a mente com a ajuda das cores. A cor laranja, por exemplo, promove a regeneração, enquanto a verde tem a proposta de ser mais calmante.

Quais os cuidados com a iluminação colorida? 

A proposta da iluminação colorida é interessante e confere ao espaço em que é inserida uma cara nova. No entanto, é preciso ter bastante cuidado ao colocá-la para que não destoe da decoração ou mesmo se torne cansativa ao longo do tempo. 

Se a ideia de um espaço é promover a tranquilidade, você não deve escolher uma luz que deixe as pessoas mais agitadas, como é o caso da vermelha. Além disso, evitar as misturas de muitas cores também é crucial para não ter um excesso de informação.

A iluminação colorida é interessante para compor a decoração de um espaço. Mas, como visto, ela precisa ser planejada e aplicada com cuidado e objetivo específico para não cansar e nem estragar a decoração. Por isso, o ideal é contar com uma equipe especializada. 

E falando em decoração, que tal aprender a fazer uma luminária de barbante para compor a sua casa?


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados