Aprenda aqui a fazer uma incrível decoração para varanda gourmet

Aprenda aqui a fazer uma incrível decoração para varanda gourmet

Publicado por Gabriela Pisani


Varanda gourmet

As varandas gourmet estão entre as maiores vantagens dos novos empreendimentos residenciais. Por ser um ambiente especialmente feito para receber amigos e família para festas ou jantares, a decoração para varanda gourmet deve ser tão bem planejada quanto os outros espaços!

Para isso, é importante focar na organização, além de manter a atenção ao estilo decorativo e aos detalhes — que fazem toda a diferença!

Quer aprender mais sobre decoração? Precisa de ideias? Então, acompanhe o nosso post e descubra como deixar a sua varanda gourmet incrível e com a cara da sua família!

Como fazer decoração para varanda gourmet

Elabore um planejamento detalhado

Primeiramente, é essencial definir quais funções serão desempenhadas no espaço. Existe bancada e churrasqueira para o preparo de alimentos? É possível dispor qual tipo de mobiliário? Parece básico, mas são perguntas importantes para compreender as possibilidades da sua varanda.

O ideal é contar com, pelo menos, duas funções: preparar alimentos e reunir as pessoas, o que exige, pelo menos, uma mesa ou bancada. Assim, você e seus convidados podem interagir o tempo todo!

Além disso, definir o estilo de arquitetura de interiores desejado também é fundamental. Afinal, deve ser esteticamente agradável e compatível com os demais espaços da residência. Estilo clássico, moderno, rústico ou industrial? A sua criatividade é que manda!

Escolha objetos decorativos adequados

Uma das grandes tendências para áreas gourmet é a decoração funcional, que usa os próprios utensílios, elétricos ou não, para compor o ambiente. Assim, aproveite suas tábuas, potes e talheres para incrementar o design. Mas atenção: procure não utilizar objetos decorativos em excesso, para que o local não fique visualmente confuso.

Plantas também são outra boa opção de decoração. Seja em forma de uma mini horta ou com suas flores preferidas, trazer o verde para um espaço assim é um movimento intuitivo e natural. Caso a área não seja muito generosa, você pode aproveitar a parede para fazer um jardim vertical ou apostar em arranjos que não exigem muitos cuidados, como suculentas ou mini cactos.

Prefira móveis multifuncionais

Quanto mais móveis multifuncionais, ou que permitam flexibilidade do espaço, melhor. Dessa maneira, é possível reorganizar o layout da varanda de acordo com o tipo de evento que será realizado.

Um bom exemplo são conjuntos de mesas e cadeiras padronizadas que podem formar uma única mesa ou receber diferentes grupos de convidados. Superfícies dobráveis também são boas opções, uma vez que também serão utilizadas de acordo com a demanda, inclusive com bancos e pufes que podem ser aproveitados na cozinha ou na sala de estar.

Aposte nos revestimentos criativos

As fabricantes de revestimentos têm investido cada vez mais em tecnologia, estampas, geometrias, cores e efeitos criativos para deixar todo tipo de ambiente encantador. Portanto, tire partido dessa vantagem e escolha as peças que mais combinam com o seu estilo de decoração.

Revestimentos com aparência de madeira ou mármore, por exemplo, garantem o design dos materiais naturais com a resistência e durabilidade dos porcelanatos, por exemplo. Azulejos com efeito patchwork conferem um visual mais descontraído, e os geométricos esbanjam modernidade. Tudo depende das suas preferências!

Dê atenção especial à iluminação

Como toda boa varanda, a luz natural deve ser prioridade durante as horas diurnas. Mas, caso essa iluminação seja muito intensa, a ponto de prejudicar o aproveitamento do espaço, invista em cortinas ou persianas que bloqueiem a maior parte dos raios diretos (mas não totalmente!). O efeito fica bastante agradável e confortável.

Para o período noturno, a iluminação geral de aparência amarelada é ideal para ambientes de relaxamento. Sobre a bancada de preparo dos alimentos, a iluminação de tarefa garante maior segurança no manuseio de objetos cortantes ou quentes. Já os pendentes, ficam excelentes sobre uma bancada ou mesa de refeição, destacando essa área.

Não se esqueça de priorizar o uso de lâmpadas LED, já que elas são mais eficientes, menos tóxicas para o meio ambiente e consomem menos energia. Assim, além de um ambiente incrível, você ainda economiza no final do mês!

Se você gostou das nossas dicas sobre como elaborar uma decoração para varanda gourmet incrível, então aproveite para acessar o nosso post e conhecer mais sobre iluminação de jardim.


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados