Aprenda como iluminar adequadamente o provador de uma loja

Aprenda como iluminar adequadamente o provador de uma loja

Publicado por Gabriela Pisani


Duas mulheres dentro de um provador de roupas

É certo pensar que o provador de uma loja é tão importante quanto o local de exposição das roupas, já que é dentro dele que o cliente tira todas as dúvidas sobre o produto escolhido e decide se vai ou não comprá-lo. Além do mais, oferecer um cenário confortável para o cliente, faz toda a diferença para que ele volte mais vezes.

Portanto, é fundamental investir na estrutura desse ambiente da loja, para garantir que os consumidores terão a melhor experiência possível. E isso inclui escolher a iluminação certa.

É sobre isso que vamos conversar hoje! Se você quer saber mais, basta acompanhar as nossas dicas seguintes sobre como iluminar o provador de uma loja!

Posicione as lâmpadas adequadamente

É importante considerar que é no provador que o seu cliente deve se sentir mais bonito. Portanto, nada de posicionar as luzes acima da cabeça dele! Quando as lâmpadas são colocadas dessa forma, possíveis rugas e olheiras são evidenciadas.

Além disso, essa configuração faz com que o topo da cabeça seja iluminado em excesso, prejudicando a iluminação das outras partes do corpo. O problema gerado a partir disso é que o seu cliente presta mais atenção nas imperfeições do rosto e do corpo do que na mercadoria desejada.

Ao provar uma peça, é importante que a roupa seja evidenciada pela luz, não é mesmo? Pensando nisso, a melhor posição das lâmpadas é atrás e ao redor do espelho do provador. Dessa forma, a iluminação é distribuída suave e uniformemente, e a imagem refletida no espelho torna-se mais agradável.

Inclua lâmpadas próprias para provadores

Não basta posicionar as lâmpadas da forma correta; é preciso escolher as opções adequadas para essa função. As mais indicadas para esse ambiente são as tubulares fluorescentes, que oferecem iluminação de qualidade, são muito econômicas, não esquentam e já contam com suas versões em LED.

Há também a possibilidade de escolher luzes de LED em fitas. Elas são perfeitas para serem anexadas ao espelho e também não esquentam.

Prefira lâmpadas que não esquentam

No tópico anterior, sugerimos dois tipos de lâmpadas que não aqueçam. Você sabe por quê?

Imagine que está em uma pequena saleta (como são os provadores em geral) iluminada por diversas lâmpadas incandescentes ou halógenas. Muito provavelmente, os efeitos gerados por esse ambiente seriam suor e oleosidade. Não é isso que você quer que o seu cliente sinta ao provar um produto da sua loja, não é mesmo? Ele deve se sentir confortável no ambiente para trocar de roupa.

O ideal é garantir que o clima seja fresco. Portanto, certifique-se de que o ar-condicionado esteja regulado e não permita que as lâmpadas influenciem negativamente a sensação térmica do provador.

Escolha lâmpadas que não interfiram na cor das roupas

Há também a necessidade de se preocupar com a cor das luzes, já que elas podem influenciar o visual do produto. É importante garantir que a percepção da tonalidade da peça de roupa seja a mesma tanto no meio da loja quanto no provador.

Preservar o tom verdadeiro da roupa por meio da iluminação faz com que o consumidor saiba o que está provando e comprando — o que garante, principalmente, que ele não retorne à loja para fazer a troca do produto.

Portanto, você deve prestar atenção no IRC das lâmpadas. Na parte de trás das embalagens, sempre encontramos o índice, que é medido em um valor de 0 a 100. O IRC é o Índice de Reprodução de Cor de uma lâmpada. Quanto mais próximo estiver de 100 (IRC da luz do sol), melhor.

Conheça e evite os principais erros ao iluminar o provador de uma loja

Além de pensar nos pontos expostos, é preciso analisar os provadores já prontos e perceber os erros presentes, a fim de não repetir os defeitos recorrentes nesse tipo de projeto. Afinal, o que queremos é que o seu cliente sinta-se confortável e bonito, principalmente quando for provar o produto da sua loja, não é mesmo?

Mas você sabe quais são os principais erros? Então continue esta leitura e descubra!

Não ter um planejamento inicial

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que fazer uma boa iluminação de provador não é uma tarefa fácil. Antes de qualquer coisa, é preciso considerar todos os aspectos do ambiente e as necessidades do seu cliente, isso vai garantir que nada saia do planejado e que as suas expectativas serão sanadas.

Pensando nisso, a dica é dispor de um projeto inicial, pontuando os seus desejos para o ambiente. Dessa forma, o resultado da obra no provador terá mais chances de não apresentar falhas e defeitos — que convenhamos, serão difíceis de corrigir.

Além da boa iluminação, também é necessário pensar em uma decoração adequada e disponibilizar itens necessários para o conforto do seu cliente, como:

  • bancos, para ele se sentar e retirar os calçados;
  • ganchos, para pendurar as peças de roupas;
  • e, se for o caso, um par de sapatos altos para a cliente visualizar melhor o caimento da roupa.

Oferecer uma iluminação com sombras

Errar na posição das lâmpadas pode ser fatal e prejudicar as suas vendas: pode-se escurecer as partes chaves do look, prejudicando a visualização do produto ou, também, evidenciar os “pneuzinhos” ou defeitos da aparência do seu cliente.

Para que nada disso aconteça, é importante livrar-se das possíveis sombras de iluminação no provador usando luminárias de luz difusa e não focada. Além disso, lembre-se da nossa primeira dica: posicione corretamente as lâmpadas, isso ajuda a criar um cenário propício para que o seu cliente se sinta mais bonito e, portanto, conclua a compra.

Exagerar na luz do ambiente

Outro problema frequente na hora de iluminar o provador de uma loja é oferecer luz em demasia, isso também pode prejudicar a visualização dentro do local, além de ser desconfortável manter-se no ambiente.

O problema fica ainda pior se você não escolher as lâmpadas corretas, já que elas podem esquentar o lugar. Não esqueça: o provador da sua loja deve ser um ambiente gostoso de ficar!

Concentrar a iluminação na parte de cima

Esse fator pode, além de prejudicar a visão do seu cliente, não permitir que ele enxergue o seu rosto e destacar os defeitos do corpo da pessoa. Como já comentamos, é necessário projetar a iluminação de forma suave e uniforme, não a concentrando apenas em um ponto (o efeito fica pior ainda quando esse ponto é na parte superior da saleta).

O provador ideal para a sua loja está mais perto do que você imagina. O primeiro passo é seguir as nossas dicas de como iluminar o provador de uma loja para criar um ambiente agradável e assim aumentar as chances de vendas. Fique sabendo que a Rede Luz dispõe de uma equipe pronta para construir a iluminação perfeita para o provador da sua loja!

As soluções dos nossos consultores, com certeza, farão com que você e sua clientela tenham acesso à melhor versão do provador. Quer saber onde mais a Rede Luz pode agregar? Então visite o site da empresa!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados