Como usar luminárias de piso? 4 dicas para escolher a ideal

Como usar luminárias de piso? 4 dicas para escolher a ideal

Publicado por Gabriela Pisani


sala de leitura

Em uma residência, diversos efeitos podem ser trabalhados com o uso correto da luz. Isso é possível graças à variedade de equipamentos e recursos disponíveis no mercado. Às vezes, são tantas opções que fica difícil escolher a melhor. Você saberia dizer, por exemplo, como usar luminárias de piso?

Criamos este artigo para responder a essa pergunta e dar dicas de composição com diferentes modelos. Que tal conferir todas elas? Fique conosco e veja como começar o seu projeto!

1. Considere o estilo da casa

O primeiro passo para encontrar a luminária de piso ideal é observar as características do ambiente. Considere detalhes estéticos: cores, tecidos, design dos móveis, objetos decorativos e também as preferências dos moradores.

Essas luminárias, também conhecidas como de chão ou de coluna, podem criar iluminação direta ou servir como complemento de uma iluminação indireta. Logo, são indicadas para todo tipo de ambiente, desde salas e quartos — que demandam uma atmosfera acolhedora — até varandas abertas.

Para não errar na escolha, procure um modelo que tenha a mesma linguagem trabalhada na casa. Se o estilo predominante é o minimalismo, uma luminária simples e com cor neutra será perfeita. Já um espaço com tema clássico pede um exemplar mais tradicional, com cúpula e ornamentos.

2. Avalie as condições do ambiente

Prática e versátil, a luminária de piso pode ser ligada em qualquer tomada. Isso traz o benefício da mobilidade, que permite levar o item a qualquer lugar da casa. Mas atenção: nem todo modelo deve ser usado em áreas internas e externas.

Tenha em mente que alguns materiais podem se degradar em contato com intempéries. Afinal, lugares abertos e desprotegidos deixam a luminária exposta à umidade da chuva, à poeira trazida pelo vento e ao ressecamento causado pelo sol.

Assim, observe as condições de cada ambiente antes de definir o material estrutural e o acabamento de sua luminária de piso. Modelos com cúpula de tecido, fibras naturais e madeira caem bem em lugares fechados, enquanto peças mais resistentes, de vidro, acrílico ou alumínio, podem ser usadas em qualquer lugar.

3. Defina a altura ideal da luminária

Ao pensar em como usar luminárias de piso, você também precisa levar em conta a altura dos equipamentos. Isso será determinante para o conforto dos usuários.

Existem várias opções: de corpo inteiro, com curvatura, em forma de tripé ou com cúpula da base ao topo. Posicionada estrategicamente ao lado da cama ou sobre uma poltrona, por exemplo, sua luminária pode fornecer a luz ideal para uma leitura agradável.

Uma boa maneira de estabelecer o tamanho correto é pensar na utilidade da luminária. Se o objetivo é apenas criar iluminação indireta em uma sala, você pode apostar em um modelo grande (entre 150 e 180 cm de altura) que fique no canto do cômodo.

Outra possibilidade é investir em luminárias articuláveis. Elas apresentam hastes flexíveis, permitindo regular a altura e a direção do fluxo luminoso. Essa é a solução ideal para quem procura um item versátil que se adapte a diferentes necessidades.

4. Escolha a lâmpada adequada 

Após encontrar a luminária perfeita, é hora de pensar no tipo de lâmpada que trará a luz adequada ao ambiente. Para isso, você precisa entender o efeito das cores na percepção do ambiente e as sensações que elas transmitem.

Uma luz branca é mais fria, artificial e monótona. Por manter o estado de alerta, é ideal para espaços que demandam foco e concentração, a exemplo de áreas de serviço, cozinhas e escritórios. Já a luz amarelada é visualmente agradável por trazer calor e conforto — ambos desejados em quartos, banheiros e salas de estar.

Para encontrar uma lâmpada com tonalidade parecida com a que você deseja, fique de olho no Índice de Reprodução de Cor (IRC) do produto. Quanto mais perto esse número estiver de 100, mais fiel será o tom escolhido.

Pronto! Você já sabe como usar luminárias de piso e pode buscar o modelo ideal. Se deseja combinar os benefícios dessa solução com economia, basta optar pelas lâmpadas de LED, que são mais eficientes.

Agora, que tal entender como a potência da lâmpada influencia na iluminação? Aproveite a leitura para se informar sobre o assunto!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados