Decoração para sala de estar pequena: veja essas dicas!

Decoração para sala de estar pequena: veja essas dicas!

Publicado por Gabriela Pisani


 

Comprar o primeiro imóvel é a realização de um sonho, não é verdade? Porém, em casos nos quais a casa ou apartamento têm uma metragem reduzida, decorar pode ser um desafio e exige criatividade dos moradores — por exemplo, na hora de pensar na decoração para sala de estar pequena.

A boa notícia é que existe uma série de truques para deixar esse cômodo bastante aconchegante e bem decorado. Preparamos algumas dicas muito bacanas para você aproveitar. Confira!

Aposte em um projeto luminotécnico

Um projeto de iluminação mal executado não valorizará o espaço. Por exemplo, um cantinho escuro pode "diminuir" o local. Portanto, pensar atentamente no projeto luminotécnico pode destacar pontos-chave do ambiente.

Para que tudo saia perfeito, o ideal é pensar na iluminação juntamente ao projeto de decoração. Dessa forma, é possível, por exemplo, criar uma área especialmente iluminada para realçar algum detalhe ou esconder pequenos defeitos da sala.

Se o projeto de iluminação não fez parte do projeto geral da sala, não há problema! O mercado está cheio de ótimas soluções. Lustres, arandelas, luminárias de chão ou mesa também criam um ambiente aconchegante.

Vale lembrar que não é aconselhável posicionar o ponto de luz em cima de locais nos quais os moradores ou convidados se sentarão, como sofás, pois poderá causar incômodos.

Escolha os móveis adequados

Os móveis de uma sala de estar pequena devem ser, antes de tudo, funcionais. Por exemplo, pufes e banquetas, além de servirem como um ponto de apoio, podem transformar-se em mais lugares para os convidados se sentarem.

Um outro ponto de atenção é em relação às dimensões dos móveis. De nada adianta um sofá enorme se ele estiver atrapalhando a circulação no ambiente, ou uma estante grande, que toma toda uma parede da sala.

Para que esse espaço seja confortável, calcule uma distância de 65 a 70 centímetros entre os móveis. Procure escolher objetos menos volumosos e aproveite melhor a versatilidade da decoração.

Tenha atenção à palheta de cores

Fique atenta às cores para fazer a decoração da sala de estar pequena. Esta regrinha não falha: para dar amplitude ao espaço, pinte as paredes com cores claras. Elas refrescam e acalmam o ambiente. O melhor é que a neutralidade das cores não cria interferência visual e, por isso, temos a impressão de um ambiente amplo.

Invista em um estilo de decoração

"Mas a minha casa ficará sem cor"? Claro que não! Aproveite para colorir o ambiente com objetos de decoração, como quadros, esculturas, lembranças de viagens, fotos etc. Mas fique atenta ao exagero: objetos muito grandes podem surtir o efeito contrário.

Adote um estilo mais minimalista. A estante, por exemplo, pode ser substituída por nichos ou belas prateleiras na parede. Isso deixará o ambiente mais amplo e clean. A dica das cores vale para os móveis também. Móveis com cores claras interferem menos no ambiente.

Viu como a decoração para sala de estar pequena não é um bicho de sete cabeças? Com as nossas dicas e a sua criatividade, tudo fluirá perfeitamente, e o ambiente ficará com a sua cara!

Gostou do post? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar sempre antenada às novidades! Estamos no Facebook e no Instagram! Vamos lá!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados