Descubra como fazer a melhor iluminação para o quarto de bebê

Descubra como fazer a melhor iluminação para o quarto de bebê

Publicado por Gabriela Pisani


meninas com o braço nos olhos

A chegada de um novo membro à família faz com que os pais queiram montar um espaço todo especial para o pequeno. Nesse processo, um aspecto que merece atenção redobrada é a iluminação para quarto de bebê.

Hoje há recursos incríveis, como a tecnologia LED, que permitem clarear a área de forma eficiente e econômica. Como se trata de um ambiente que funciona o dia todo, o quarto infantil deve conter soluções que permitam a execução de diferentes atividades sem atrapalhar o sono da criança.

Veja, a seguir, nossas dicas para acertar no projeto de iluminação!

Trabalhe com luz indireta

Um dormitório deve transmitir tranquilidade e conforto visual. Para obter essas sensações, prefira trabalhar com a luz indireta. Ela surge a partir da combinação de vários tipos de luminárias que são colocadas em pontos estratégicos do recinto.

Dessa forma, você quebra a monotonia da lâmpada central e cria jogos de luz e sombra em áreas específicas. Não tenha medo de utilizar lustres, arandelas de parede e spots embutidos no teto (que podem direcionar a luz para vários sentidos). Quanto mais feixes distribuídos de maneira harmônica, mais suave e homogênea ficará a iluminação.

Utilize interruptor com dimmer

Outra opção para adequar a luz é utilizar a dimerização. Trata-se de um sistema desenvolvido para regular a intensidade do brilho emitido pelas lâmpadas de determinado ambiente.

O recurso funciona por meio de um dispositivo chamado dimmer, que geralmente fica junto ao interruptor. Ao manipulá-lo, você consegue suavizar ou intensificar a iluminação para o quarto de bebê — tudo dependerá do horário e das tarefas que serão executadas no cômodo.

Cabe destacar que nem toda lâmpada do mercado é dimerizável. Portanto, sempre confira esse detalhe antes de comprar o produto.

Priorize os tons amarelados

Sabemos que os efeitos das cores são considerados por muitos profissionais na hora de planejar a decoração de um espaço. Afinal, dependendo da tonalidade escolhida, é possível transmitir sensações específicas, como paz, força, alegria, movimento etc.

A regra é a mesma para a iluminação, que pode apresentar cores variadas. Então, quando precisar decidir entre luz branca ou amarela, prefira a segunda opção. Isso porque os tons quentes e suas nuances amareladas simulam a claridade do pôr do sol, remetendo ao conforto e ao aconchego.

A luz branca, por outro lado, deve ser evitada por estimular a atenção e manter o corpo em alerta. Para não ter dúvidas no momento da compra, verifique se ela tem 2700K e qual o Índice de Reprodução de Cor (IRC) das lâmpadas. 

Incorpore as luzes à decoração

Uma forma interessante de personalizar o quarto é trabalhar com iluminação decorativa. Sua função é justamente enfeitar algumas áreas do ambiente, destacando brinquedos, iluminando parte da mobília ou sinalizando algum cantinho especial.

Para começar, defina quais elementos merecem ser evidenciados e escolha a luminária mais adequada para cada situação. Se o objetivo é valorizar jogos de nichos ou de prateleiras, você pode contorná-los com fitas de LED.

Também vale posicionar um cordão de luzes na parede ou em torno de um espelho, a fim de criar pontos brilhantes e proporcionar uma atmosfera lúdica. Opção é o que não falta em meio a tantos modelos de lâmpadas e de luminárias.

Agora que você já tem boas ideias, procure uma empresa especializada para desenvolver o projeto de iluminação para quarto de bebê. Essa é a melhor forma de evitar erros e de garantir acesso aos melhores recursos disponíveis no mercado.

Por falar em recursos para iluminação, saiba que a Rede Luz conta com produtos e serviços de alta qualidade. Entre em contato pelo site e descubra todos os diferenciais que temos a oferecer!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados