Descubra quais são os aparelhos que mais consomem energia

Descubra quais são os aparelhos que mais consomem energia

Publicado por Gabriela Pisani


mulher ligando ar condicionado

Os aparelhos eletrônicos estão em todos os cantos da casa, facilitando o nosso dia a dia e nos trazendo ainda mais conforto. O outro lado dessa história é que, às vezes, a conta de energia vem mais alta que o esperado. Mas será que você e sua família estão consumindo tanto assim? Para responder a essa pergunta é necessário entender quais aparelhos que mais consomem energia.

Observar os eletrodomésticos da sua casa e rever a forma como você os utiliza pode trazer uma grande diferença no valor da fatura de luz. Quem não quer economizar um pouquinho mais?

Quer descobrir quais são os itens que fazem a diferença no valor da conta? Então continue a leitura!

Quais aparelhos consomem energia mesmo desligados?

Engana-se quem pensa que o consumo de energia cessa ao desconectar o celular do carregador ou deixar a tela do notebook abaixada. Alguns aparelhos continuam em atividade, aumentando a conta mesmo quando estão aparentemente desligados.

Mantendo a tomada dos aparelhos plugada, o gasto de energia continua ativo. Veja, a seguir, alguns dos eletrônicos com os quais você deveria redobrar o cuidado.

Computador e notebook

Não pense que desligar o monitor do seu PC livra você de uma conta de luz mais alta! Isso também acontece com o seu notebook ligado na tomada: a média de consumo desses itens “desligados” ultrapassa 15W por hora. Ou seja, nada de deixar os aparelhos conectados.

Televisão e decodificador

Sabemos o quanto é prático apenas sentar no sofá, apanhar o controle remoto e assistir aos seus programas favoritos. Mas a atitude de manter a TV e os aparelhos adjacentes ligados na tomada garante o consumo de, em média, 10W por hora. Faça um esforço e tire-os da tomada quando não estiver usando, isso faz uma enorme diferença!

Carregador de celular

Manter o carregador conectado na tomada é um dos hábitos mais comuns, não é mesmo? Não podemos negar a sua praticidade, mas a tal facilidade compensa o valor da sua conta de luz? O carregador do seu smartphone pode consumir 0,26W por hora, mesmo quando não está em uso. Se estiver ligado ao celular, gasta em média 3W por hora mesmo se a carga da bateria estiver completa.

Quais são os vilões de consumo?

Além dos itens que citamos, há exemplos clássicos que consomem muita energia. Por isso, preste ainda mais atenção quando for utilizá-los. Conheça-os e descubra o que fazer para consumir com consciência.

Chuveiro

Suspenda os shows debaixo do chuveiro! Esse eletro é um dos vilões mais perigosos para a fatura de energia! Para ter ideia, um banho diário de 15 minutos pode aumentar em torno de R$39,00 reais na sua conta de luz! Além de diminuir o tempo de banho e a temperatura da água, uma ótima dica é investir em um sistema de energia solar para a sua casa.

Ar-condicionado

Não é fake news! O ar-condicionado, caso não esteja limpo e com a manutenção em dia, pode elevar e muito! o valor da fatura. Além disso, exigir demais do aparelho, programando-o para gelar em excesso, faz com que ele gaste ainda mais energia! Mantenha a temperatura em 23ºC, clima recomendado pelos especialistas.

Lâmpadas “erradas”

Na tentativa de economizar um pouco mais, as pessoas podem cair no conto de comprar lâmpadas halógenas ou incandescentes. Nosso conselho é: não caia nessa! Essas lâmpadas são muito fracas quando comparadas às fluorescentes ou de tecnologia LED, além de queimarem muito mais fácil!

Dessa forma, é altamente recomendado que você instale um sistema de iluminação à base de lâmpadas econômicas, como as que foram citadas. A troca das lâmpadas pode diminuir o consumo em 80%. Surpreendente, não?

Ainda pensando na iluminação, uma boa forma de garantir um consumo menor de energia elétrica é dando espaço para a luz natural: abra as cortinas e portas sempre que possível!

E então? Gostou de saber quais são os aparelhos que mais consomem energia? A partir de hoje, mantenha-os fora da tomada. Como você pôde ver, esse hábito fará toda a diferença no final do mês.

Se você está construindo ou reformando a sua casa, leia o post sobre como projetá-la para economizar no consumo de energia


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados