Entenda como é feito um projeto de iluminação residencial

Entenda como é feito um projeto de iluminação residencial

Publicado por Gabriela Pisani




A reforma ou construção de um imóvel envolve uma série de detalhes. Além da decoração e restauração, existem outros pontos imprescindíveis para a harmonização do espaço, como o projeto de iluminação residencial. Assim como o arquiteto cria um projeto arquitetônico e de interiores diferente para cada cliente, a iluminação também deve ser feita assim.

A seguir, explicaremos mais sobre o projeto luminotécnico, como ele é feito e por quem, e por último a importância que ele tem para a arquitetura de uma residência. Continue conosco e confira!

O que é um projeto de iluminação residencial?

O projeto luminotécnico pode ser definido como a combinação entre a arquitetura e a iluminação artificial. O objetivo é trabalhar com a colocação de lâmpadas, lustres, spots e outros pontos de luz, a fim de melhorar a iluminação do espaço.

Esse tipo de projeto tem uma funcionalidade estética nas residências, fazendo o bom uso dos pontos de luz. Mas não é só isso. O uso correto também tem outras funções, como a economia de energia.

Como ele é feito e por quem?

Para realizar o projeto de iluminação residencial, deve ser considerada uma série de aspectos não só decorativos, mas também funcionais da residência. A primeira questão é que ele deve ser confeccionado antes da reforma ou construção do imóvel.

A partir disso, cada ambiente será analisado de acordo com a quantidade de luz necessária, as atividades que serão realizadas no cômodo, se a iluminação será direta ou indireta, se haverá algum ponto focal, entre outros aspectos. Por exemplo, um quarto pede uma iluminação mais suave, diferentemente da cozinha que precisa de uma iluminação direta, bem clara, tanto para evitar acidentes quanto para desempenhar as funções no espaço.

 

O responsável por realizar esse tipo de projeto é o arquiteto junto com um lighting designer ou uma loja de iluminação. No entanto, para garantir a eficácia do sistema, é importante que ele conte com a colaboração de um engenheiro eletricista, que dará as coordenadas técnicas para a instalação eficaz da iluminação.

Qual a importância dele para o ambiente?

O projeto de iluminação residencial deve levar em consideração não só a estética, mas também a função de cada ambiente, como destacamos. Hoje, reduzir o impacto ambiental e economizar energia são premissas básicas de qualquer profissional que trabalhe na projetação de residências.

Sendo assim, a luminotécnica tem importância não só por pensar na decoração, mas também em formas eficazes de inserir a luz natural no espaço ou utilizar lâmpadas mais eficientes e que promovam economia.

Vale destacar que ele é essencial também por levar em consideração os hábitos e estilo de cada morador da casa, deixando o espaço aconchegante e harmonioso. A luz virá para ressaltar o que já é bonito e esconder o que não deve ser destaque.

Por exemplo, é um ótimo truque para destacar determinados aspectos da decoração, como piso, revestimentos, quadros ou até mesmo objetos decorativos. Se há paredes escuras na casa, as lâmpadas terão que ser mais intensas. Já num quarto, ela pode ser regulada de acordo com a atividade a ser realizada por meio da dimerização. Enfim, ela será o toque final, logo, se não for bem-feita, poderá desvalorizar o trabalho do arquiteto e do designer de interiores.

Por isso, o ideal é sempre procurar profissionais qualificados para realizar um projeto de iluminação residencial personalizado. Afinal, cada pessoa tem as suas necessidades, e a casa precisa ser um ambiente adaptado para os seus moradores.

Agora que já sabe mais sobre o assunto, convidamos você a entrar em contato conosco e conhecer os nossos serviços na área. Assim, poderemos oferecer um projeto luminotécnico adequado às suas necessidades!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados