Entenda como um projeto pode ajudar na economia de energia elétrica

Entenda como um projeto pode ajudar na economia de energia elétrica

Publicado por Gabriela Pisani




Você sabe como um projeto pode ajudar na economia de energia elétrica? Com as crises de abastecimento ocorridas no país nos últimos anos, a economia virou prioridade nas residências brasileiras. Um dos sistemas que apresenta maior consumo energético residencial é o de iluminação.

A iluminação, há muito tempo, deixou de ter apenas a função de clarear os ambientes e deve transmitir sensações, fazer parte da decoração e compor atmosferas. Veja, então, como unir a iluminação eficiente a uma economia de energia elétrica significativa!

Avalie a função de cada ambiente

Focar nas maneiras particulares de iluminar cada ambiente pode gerar economia de energia elétrica, uma vez que o sistema poderá ser utilizado de maneira mais inteligente, acionando apenas os circuitos necessários para determinada atividade. Os cômodos de uma residência podem ser divididos, basicamente, em três categorias:

Serviço

São aqueles nos quais são desempenhadas tarefas que requerem maior atenção, como cozinha, lavanderia e locais de estudo ou trabalho, como o home office. A iluminação branca fria é a mais recomendada: essa aparência de cor mantém o corpo humano desperto e alerta.

É importante fornecer luz em abundância nesses locais, já que são manuseados instrumentos que podem causar acidentes, como chamas, facas, tesouras etc.

Social

São locais de permanência prolongada, nos quais o usuário recebe convidados e passa seu tempo livre, como salas de estar e jantar, varandas, áreas gourmet etc.

Para esses ambientes, o melhor é a iluminação amarelada, pois o efeito sobre o organismo é de aconchego e relaxamento, tanto físico quanto psicológico. Assim, ela pode ser composta por sistemas diretos e indiretos.

Íntimo

São os cômodos de acesso restrito, como quartos, closets e suítes. Assim como nos ambientes sociais, a luz amarela é a mais indicada, já que proporciona sensação de conforto. Nesses locais, o ideal é a luz indireta, pois reduz ofuscamentos e cansaço visual, além de permitir que os usuários tenham um bom descanso.

Aposte em diferentes sistemas

A iluminação para cada local deve ser diferente e oferecer a quantidade de luz necessária para desempenhar as tarefas que requeiram maior atenção com segurança e permitir que as pessoas possam desacelerar suas rotinas.

Os sistemas principais de iluminação são:

  • geral: ilumina todo o ambiente, espalhando a luz com uniformidade. Geralmente, é composto por plafons, rasgos no forro, lustres, trilhos e spots;
  • indireto: oculta as lâmpadas, fazendo uso do teto e das paredes para espalhar a luz. Proporciona maior conforto visual e é o mais utilizado em cômodos sociais e íntimos. A iluminação é feita por balizadores, arandelas, abajures, sancas e planos de luz indireta;
  • de tarefa: complementa os demais sistemas, iluminando bancadas, mesas de estudo ou de jantar com luminárias ou pendentes — peças que, normalmente, têm grande potencial de arrematar uma decoração.

Priorize o uso de lâmpadas LEDs

A economia de energia elétrica nos sistemas de iluminação passa, obrigatoriamente, pela troca de quaisquer tipos de lâmpadas pelas LEDs, devido à sua tecnologia muito superior, quando comparadas às mais antigas.

Apesar de inicialmente mais onerosas, as lâmpadas LEDs oferecem benefícios significativos, como a alta durabilidade de cerca de 50 mil horas, a ausência de depreciação da qualidade da luz fornecida durante a vida útil e o baixíssimo consumo energético. Existem lâmpadas LED tanto brancas quanto amarelas e nenhuma das duas emite calor, o que é mais uma das grandes vantagens da tecnologia.

As fabricantes têm investido cada vez mais em formatos diferentes para as lâmpadas de tecnologia LED, de forma a ampliar e melhorar as soluções de projetos, visando tanto às funções técnicas quanto às estéticas.

Procure um especialista

Lighting designers e lojas especializadas em iluminação são os mais habilitados, por seus conhecimentos técnicos, a elaborar um bom projeto de iluminação, aliando equipamentos eficientes a sistemas de circuitos inteligentes. Para alcançar isso, é essencial que os usuários do espaço transmitam todas as informações sobre as atividades a serem realizadas em cada local.

Agora que você já sabe como o sistema de iluminação da sua casa pode ajudar a obter economia de energia elétrica, entenda mais sobre como é feito um bom projeto de iluminação! Vamos lá!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados