Para garantir excelente produtividade trabalhando em casa, um ponto fundamental que deve ser considerado é a iluminação de home office. Capaz de aumentar consideravelmente o foco e a concentração, uma iluminação de qualidade traz, também, conforto e sofisticação para o dia a dia de trabalho.
Neste post, separamos as melhores dicas para você investir em um projeto luminotécnico e ter melhores resultados em seu emprego. Confira!
Escolha uma lâmpada de LED
O home office é um espaço de dedicação, empenho e bastante trabalho. Qualquer ambiente que envolva produtividade deve ter uma iluminação de qualidade que proporcione mais saúde e potencialize o processo criativo, estimulando a concentração.
Então, para que esses resultados sejam atingidos, o ambiente precisa ter uma incidência luminosa uniforme e não ofuscante, evitando o desgaste dos olhos e criando um ambiente propício para desenvolver as funções de forma eficiente.
Com isso em mente, o ideal é apostar em lâmpadas LED de temperatura branca — para estimular a concentração — em peças que ofereçam um sistema direto e indireto de luz, isto é, que possam focar o feixe luminoso em determinado espaço e, ainda assim, manter a claridade uniforme no cômodo.
Além disso, o LED é uma excelente alternativa, pois não emite radiações nocivas ao corpo, tem durabilidade maior e apresenta excelente custo-benefício.
Aproveite a iluminação natural
Caso seja possível modificar a estruturação da sua casa ou apartamento, montar o seu home office perto de uma janela para que a luz natural entre com facilidade é uma excelente forma de melhorar a iluminação nesse espaço. Com isso, você evita a fadiga dos olhos e diminui a conta de luz no final do mês.
No entanto, é preciso alinhar a entrada da luz com a iluminação artificial para garantir bons resultados. Para isso, procure instalar uma luminária de forma longitudinal à janela, bem como uma persiana translúcida que proteja você e seus materiais dos horários mais fortes do sol.
Encontre a instalação perfeita para a iluminação de home office
Assim como as lâmpadas de LED e a utilização da luz natural são fundamentais para propiciar excelentes momentos de criatividade, produtividade e concentração, existem alguns elementos que você pode explorar para facilitar o seu trabalho e, de quebra, decorar o ambiente.
A seguir, listamos as melhores formas de instalação. Dê uma olhada!
Fita de LED
Não é nenhum mistério que LED é fundamental no home office, no entanto você pode ir além das lâmpadas e lançar mão das fitas de LED fixadas nos nichos e paredes. Isso porque, normalmente, os móveis que estão sob ou ao lado da mesa podem causar sombras na escrivaninha e dificultar a visualização.
Utilizando as fitas de LED, você garante uma iluminação com foco naquilo que é necessário, eliminando as sombras e produzindo um ambiente mais aconchegante para trabalhar, dando um toque a mais de sofisticação.
Pendentes
Outra opção é utilizar pendentes sobre a escrivaninha, combinando com a decoração do home office. Capazes de orientar o foco de luz, essa peça permite melhor visibilidade do ambiente de trabalho, estimulando a sua concentração e influenciando na sua qualidade e criatividade de produção.
Abajur e luminária de mesa
Por fim, você pode — e deve! — utilizar um abajur ou uma luminária de mesa alinhada a um sistema de iluminação indireto. Com isso, você garante que todo o ambiente fique claro, sem perder a opção de direcionar o foco luminoso.
Além disso, pode apostar em uma luminária de luz quente para trazer mais aconchego para o ambiente, proporcionando momentos de relaxamento e harmonia quando necessário.
Você percebe que é possível criar uma iluminação de home office confortável e agradável, que potencialize seus resultados trazendo mais concentração e criatividade? Lembre-se de investir em lâmpadas LED, em alternar os sistemas diretos e indiretos e de apostar em instalações diferenciadas que estimulem sua produtividade.
E então, gostou do post? O que acha de conhecer um pouco mais sobre LED na decoração do quarto? Boa leitura!