Iluminação de jardim: conheça as principais tendências do mercado

Iluminação de jardim: conheça as principais tendências do mercado

Publicado por Gabriela Pisani


Jardim

Um bom projeto de iluminação adapta a luz às diferentes necessidades de um ambiente, permite valorizar os detalhes certos, esconder imperfeições, bem como agregar mais personalidade à arquitetura do local. Isso faz com que seja cada vez mais comum a valorização da iluminação de jardim.

Além de realçar a beleza do paisagismo do local, a iluminação dessa área externa é capaz de dar uma outra cara ao jardim. Por isso, reunimos neste artigo algumas das principais tendências e dicas do mercado nesse sentido. Você verá como é fácil aplicá-las. Confira!

Saiba quais os principais tipos de iluminação de jardim utilizados

Existem diferentes tipos de iluminação de jardim, como a direcionada, de balizamento, destaque, entre outras. Cada uma tem uma funcionalidade e é fundamental conhecê-las para fazer a escolha certa.

A direcionada de baixo para cima(up light) pode ser utilizada em elementos como árvores e arbustos bem como locais mais distantes de outra fonte de luz, no caso de árvores muito grandes faz-se uso de refletores para iluminar o tronco e também a copa. No entanto, ela também pode ser aplicada em jardins verticais (downlight) por meio de refletores menores ou mesmo espetos de led instalados no muro.

A iluminação de balizamento, por sua vez, serve para marcar caminhos do jardim. Aqui, os balizadores são a melhor opção. eles podem ser embutidos ou podemos usar espetos que direcionem a luz para o chão. Já a iluminação de destaque serve para criar o efeito luz e sombra e pode vir em diferentes partes do jardim, sempre rebatendo em algum elemento. Os spots embutidos e arandelas são bastante utilizados para criar esse efeito. A iluminação direcionada faz muito esse jogo de luz e sombra realçando as árvores e deixando o jardim ainda mais lindo.

Escolha as lâmpadas certas

O efeito da iluminação também depende diretamente das lâmpadas que serão utilizadas. As lâmpadas de LED, por exemplo, são econômicas, além de ótimas opções para serem direcionadas para plantas, pois não esquentam e assim não as prejudicam. Porém, ainda é preciso tomar cuidado com LED no jardim. Apenas alguns fabricantes possuem lâmpadas blindadas(que podem molhar) e no caso das sem blindagem, não indica-se colocá-las em luminárias blindadas pois a vida útil do LED diminui, já que não há dissipação de calor. O ideal neste caso é usar luminárias já com LED integrado ou explicar para o cliente que o LED vai durar menos no jardim.

Outro ponto que deve ser observado é, no caso de haver um sistema de automação no jardim, todas as lâmpadas devem ser dimerizáveis, caso contrário eles vão ficar "piscando" como se estivessem com defeito.

As lâmpadas de vapor de sódio são ótimas para iluminar grandes árvores e são usadas em refletores. Elas consomem mais energia mas o efeito de luz delas é insubstituível! São as únicas que ainda usamos em jardins que não são LED, para todas as outras já existem lâmpadas e luminárias substitutas.

Busque harmonizar as cores

Nunca se deve utilizar lâmpada branca no jardim. A cor branca agita e não trás o efeito bonito e agradável da cor amarelada. A noite, deveríamos apenas nos expor à luz mais amarela porque é a luz que relaxa e nos prepara para dormir bem. Um jardim vai estar iluminado apenas à noite, por isso também que não usamos o branco.

Algo que pode ser feito também e fica bonito em alguns casos, é usar lâmpadas na cor verde para iluminar copas das árvores e refletores em RGB que ficam mudando de cor. Mas deve ser usado com atenção e certeza de que o cliente gosta desse tipo de luz.

Contrate um profissional

Hoje, o mercado oferece uma série de novidades no que diz respeito à iluminação. No entanto, para conseguir o efeito desejado é preciso fazer as ligações elétricas corretamente, além de regular a intensidade da luz, e utilizá-la nos locais corretos. Por isso, a atuação de um profissional é crucial nesse momento, fazendo, assim, com que o seu jardim fique muito mais bonito, mas também seguro.

Fazer a iluminação de jardim exige uma análise sobre o estilo que será implementado no local. É possível não só escolher o paisagismo mais adequado, mas também as lâmpadas e luminárias que serão inseridas no local.

Leia também nosso artigo sobre os principais tipos de lâmpadas e como escolher a opção correta!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados