Iluminação para salão de beleza: 4 dicas que você não pode perder

Iluminação para salão de beleza: 4 dicas que você não pode perder

Publicado por Gabriela Pisani


uma mulher e um homem tirando foto no espelho

Assim como uma boa decoração, a iluminação para salão de beleza é capaz de deixar o espaço mais atrativo. No entanto, é preciso ter cuidado com a escolha dos efeitos, sempre buscando compor uma atmosfera agradável para a clientela e para as pessoas que trabalham no estabelecimento.

Além de embelezar o ambiente, a luz adequada melhora os resultados dos serviços realizados. Isso porque ajuda a evitar erros na hora de fazer penteados, maquiagens, unhas e outros trabalhos.

Quer saber como acertar no projeto para valorizar seu salão? Fique de olho nas dicas que preparamos.

1. Escolha a luminária certa

Há vários modelos de luminárias no mercado e cada uma delas tem suas características específicas. Portanto, se o seu objetivo é ter um espaço moderno e equipado com os melhores recursos, escolha produtos adequados às suas necessidades.

Em um salão de beleza, o ideal é combinar diferentes tipos de luminárias para obter luz geral e de trabalho. A primeira serve para clarear o ambiente como um todo, fazendo com que superfícies e objetos sejam facilmente identificados.

A luz de trabalho geralmente é direta e vem de uma luminária específica. Os spots e as arandelas são bons exemplos, pois permitem direcionar o feixe para pontos estratégicos do recinto, seja com uma tonalidade branca ou amarela.

2. Posicione as luzes corretamente

Em um local com foco nos cuidados com a beleza, a claridade deve funcionar como apoio para a realização de uma série de procedimentos. Por isso, é crucial prever os pontos de instalação das lâmpadas, de modo a apontar o feixe de luz para as regiões que mais merecem atenção.

Áreas importantes incluem o rosto, as mãos, os pés e a cabeça dos clientes. Então, procure manter as cadeiras fixas em seus devidos lugares, permitindo o planejamento da posição das luzes conforme a localização dos móveis usados.

Nunca colocar luz focal em cima da cabeça dos clientes porque vai fazer sombra no rosto. O certo é colocar a luz vindo ligeiramente de frente, para iluminar o rosto como um todo e complementar com luz difusa geral.

Existem várias formas de complementar a iluminação geral do estabelecimento, que costuma ser representada por plafons no teto. Lâmpadas em torno da moldura de um espelho, por exemplo, conseguem clarear toda a face do cliente, evitando pontos de sombra.

3. Ilumine de acordo com a área

Muitos estabelecimentos têm uma combinação de salas integradas e de recintos isolados (fechados). Nesses casos, é importante considerar o uso de cada ambiente ao prever a iluminação para salão de beleza.

Manicure

O trabalho de cortar, lixar e esmaltar é feito sobre superfícies muito pequenas (unhas). Portanto, é fundamental equipar a área de manicure com uma luminária de mesa que emita uma luz bastante clara, preferencialmente branca — ideal para tarefas que exigem foco e concentração.

Lavagem de cabelo

A área de lavagem não exige muita claridade porque envolve um trabalho simples e rápido. Nesse espaço, é possível trabalhar com iluminação indireta para deixar o cliente confortável. Spots que emitem tons amarelados são ótimos para compor uma atmosfera mais aconchegante e que não irrita a visão.

Tinturas e maquiagens

Nesse local é preciso ter cuidado com o efeito das cores de algumas lâmpadas, visto que tendem a interferir na visualização dos resultados dos procedimentos. Por isso, a qualidade das lâmpadas de led deve ser muito boa porque senão podem distorcer as cores reais. Para evitar problemas, prefira trabalhar com uma luz neutra a partir da combinação de diferentes luminárias.

4. Invista em luzes decorativas

Após trabalhar a iluminação funcional, com pontos distribuídos estrategicamente em diferentes áreas, aproveite para caprichar na estética. Por se tratar de um salão de beleza, é interessante buscar um visual sofisticado e que se diferencie dos demais estabelecimentos.

Uma boa maneira de começar é compor uma iluminação decorativa para enfeitar os espaços e destacar elementos presentes nas paredes, nos pisos, no teto e até mesmo no mobiliário. Como exemplo, você pode instalar fitas de LED dentro de nichos ou sobre prateleiras, apoiar um abajur no balcão da recepção ou colocar balizadores em um corredor que une duas ou mais salas. São opções simples que ficam incríveis!

Esses foram os passos básicos para obter bons efeitos com a iluminação para salão de beleza. Agora que você sabe quais cuidados são necessários, procure a orientação de uma empresa especializada e transforme as ideias do projeto em realidade.

Quer começar a colocar as dicas em prática? Entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos para a iluminação de empreendimentos comerciais.


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados