Lâmpada halógena: saiba mais sobre ela aqui

Lâmpada halógena: saiba mais sobre ela aqui

Publicado por Gabriela Pisani


quarto com cama de casal

Um projeto de iluminação de qualidade é tão importante quanto o design de interiores de qualquer espaço. Para compor com a luz, a lâmpada halógena é uma das mais utilizadas, tanto em interiores residenciais quanto em comerciais. Mas você sabe a diferença entre as halógenas e as demais lâmpadas? 

É comum ficar indeciso durante a escolha de lâmpadas, principalmente quando não se tem domínio sobre as características de cada tipo. 

Continue conosco e saiba tudo sobre a lâmpada halógena e como ela pode ser usada em sua casa! 

Entenda o que é uma lâmpada halógena 

São tipos de lâmpadas incandescentes com uma tecnologia melhorada. Isso porque a lâmpada halógena contém, dentro do bulbo, um gás halogênio, que funciona para restaurar o filamento que emite luz mesmo durante o uso.

A presença desses gases contribui para um considerável alongamento da durabilidade da lâmpada, especialmente quando em comparação com as tradicionais: as lâmpadas halógenas duram entre 2.000 e 5.000 horas, enquanto as incandescentes têm cerca de 1.000 horas apenas.

Outra vantagem é que, mesmo com as temperaturas atingidas pelo filamento interno, os gases halogênios impedem que o vidro dessas lâmpadas escureça e deprecie a qualidade da luz no decorrer do tempo. 

Conheça as aplicações das halógenas 

O uso mais comum é em projetos luminotécnicos de espaços internos, uma vez que as lâmpadas halógenas são capazes de fornecer uma iluminação decorativa de alta qualidade, com foco direcionado.

São muito úteis para iluminar quadros, valorizar texturas de parede, dar destaque a produtos em vitrines, dentre outras aplicações semelhantes.

Além disso, a lâmpada halógena é a que tem o aspecto mais natural para fornecer luz indireta em um ambiente, proporcionando uma atmosfera aconchegante e relaxante para os usuários do espaço. 

Saiba os tipos de lâmpadas halógenas 

Para cada aplicação desejada, com certeza há um tipo específico de lâmpada halógena no mercado para valorizar o seu ambiente. 

Dicroicas 

São mais recomendadas para iluminação decorativa de espaços interiores. As dicroicas contam com uma variedade de fachos, dos estreitos aos mais abertos, e cada um é capaz de valorizar diferentes aspectos.

Os fachos estreitos são ideais para compor com texturas de parede, por exemplo, enquanto os mais abertos são os preferidos para iluminar quadros.

AR 

As halógenas AR também têm a característica da variação de abertura de fachos. Podem ser usadas tanto para iluminação decorativa quanto para a geral de um ambiente interno, pois não causam ofuscamento e mantêm o conforto visual.

Os modelos mais conhecidos no mercado são as AR 48, AR 70 e AR 111, cujos focos estão entre 4° e 24° de abertura.

PAR 

Também conhecida como halopar, a lâmpada desse tipo apresenta uma iluminação agradável à visão, mais difusa e intensa.

Devido à alta qualidade e à vedação contra entrada de resíduos, podem ser usadas em ambientes internos — para maquiagem, em banheiros, closets, vitrines — bem como em externos — no piso ou compondo o jardim. Os modelos mais utilizados são PAR 20 e 30. 

Lapiseira ou palito 

A lâmpada halógena palito tem um formato completamente diferente dos tipos anteriores: é comprida e estreita, possibilitando a criação de inúmeros efeitos. Sua aplicação se dá principalmente em lojas, hotéis e restaurantes, até estacionamentos. 

Halopin

É o menor tipo de halógena que pode ser usada em tensão de rede, sempre para fins decorativos. Por isso, fica permanentemente dentro de luminárias, desde os pendentes e as arandelas, até os balizadores em corredores e escadas. Deve ser mantida longe do tato, uma vez que aquece muito durante o funcionamento. 

De modo geral, a vantagem das lâmpadas halógenas é o investimento inicial mais baixo. No entanto, elas são tecnicamente inferiores às lâmpadas LED para questões como durabilidade, rendimento e aproveitamento. 

A tecnologia mais avançada das LEDs permite que sejam fabricadas em cada um dos formatos — dicroica, PAR, AR — que antes eram exclusivos à halógenas. Assim, são recriados os mesmos efeitos, porém com economia no consumo de energia, sem emitir calor para o ambiente. A duração é de até 50 mil horas. 

Agora que você já conhece tudo sobre a lâmpada halógena, suas aplicações e as diferenças com relação aos modelos LED, descubra 4 dicas incríveis para usar LED na iluminação do quarto!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados