O que é iluminação sustentável e como deve ser pensada?

O que é iluminação sustentável e como deve ser pensada?

Publicado por Gabriela Pisani


sala

A sustentabilidade é uma preocupação crescente na sociedade moderna. O bom uso dos recursos naturais ajudará a garantir um futuro melhor para o mundo. Logo, as atitudes diárias são fundamentais para um impacto positivo. Uma das áreas mais afetadas é a da construção civil, que está na lista daquelas que mais demandam recursos. Por meio dela, por exemplo, é possível pensar em uma iluminação sustentável.

Neste artigo, você aprenderá como implementar uma iluminação sustentável, bem como a sua importância. Confira!

O que é iluminação sustentável e qual a sua importância? 

A iluminação sustentável está ligada a um projeto luminotécnico que visa a geração de energia limpa e renovável na hora de clarear um espaço. Isso significa usar lâmpadas mais econômicas e duráveis, mas também projetar os ambientes para que a luz natural seja aproveitada. 

A ideia do conceito é oferecer alternativas para gerar energia de maneira limpa, diminuindo assim os impactos no meio ambiente, além de promover a redução de gastos com consumo de energia. 

Como implementar esse tipo de iluminação? 

Sabemos que nem sempre é fácil optar pela sustentabilidade, dado o custo dos produtos e também da implementação das técnicas adequadas. No entanto, com a iluminação a tarefa é bem simples. O mercado tem se atualizado nesse quesito, oferecendo diversas opções para quem deseja contribuir com o meio ambiente. Confira!

Usar lâmpadas de LED

Os diferentes tipos de lâmpadas têm interferência direta na qualidade e também eficiência da iluminação. As lâmpadas de LED, por exemplo, podem apresentar uma economia considerável na conta de luz, sendo uma das melhores opções se comparada aos produtos tradicionais, como lâmpadas halógenas e incandescentes.

Além disso, a versatilidade do LED faz com que ele possa iluminar qualquer tipo de espaço com qualidade e eficácia. Sem contar a durabilidade desse tipo de lâmpada, que é bem superior, gerando menos descarte no meio ambiente. 

Instalar painéis solares 

Já pensou em gerar a energia que será consumida em seu dia a dia? Pois bem, a instalação de painéis solares é uma boa alternativa para aqueles que desejam implementar a iluminação sustentável em seu cotidiano.

Basicamente, essa metodologia baseia-se na captação da luz solar por meio de placas. Apesar de no começo ser necessário investir em todo o equipamento para fazer isso, a economia gerada em longo prazo ajudará a recuperar o valor aplicado, além de ser uma maneira sustentável de uso de energia.

Valorizar a iluminação natural 

A iluminação sustentável também pode ser obtida por meio da valorização da luz natural. Por exemplo, casas com janelas maiores, claraboias e com cores mais claras em suas paredes tendem a ter um melhor aproveitamento da luz solar. 

Consequentemente, se há iluminação natural por mais tempo, o uso de qualquer luz artificial será bem menor. Assim, os gastos serão menores, além de usar menos recursos naturais. 

Ter a economia como meta

Um dos fatores que mais geram gastos é justamente o hábito das pessoas, ocupantes de um espaço, deixarem as luzes ligadas, sem necessidade. Portanto, tenha como meta a economia. Por exemplo, é possível conscientizar os membros da família. 

No entanto, se ainda assim as pessoas continuarem a deixar as luzes ligadas, conte com aparelhos, como os sensores de presença. Assim, quando alguém sair do ambiente, a luz automaticamente será desligada.

Unir boas práticas ao uso de recursos modernos é bastante útil na hora de ter uma iluminação sustentável, seja na sua residência ou local de trabalho. Por isso, destacamos a importância de usar bons materiais, como as lâmpadas de LED que são mais duráveis. 

E então, ficou com alguma dúvida? Ou tem uma dica sobre o assunto que queira compartilhar? Deixe o seu comentário!


0 comentários

Deixar comentário

Comentários precisam ser aprovados antes de publicados